Skip to main content

Aluno protagonista: Como é uma aprendizagem baseada em projetos?

Muitas instituições contam com diferentes metodologias de aprendizagem, para que seus alunos consigam desenvolver certas habilidades necessárias, que os farão se destacar na sua vida acadêmica e profissional futuramente.

Uma delas é a aprendizagem baseada em projetos, em que o protagonismo do aluno, se torna, basicamente, o centro de todo o processo de aprendizagem. Neste post, explicaremos como isso funciona e qual a sua importância para o desenvolvimento dos alunos.

O que é a aprendizagem baseada em projetos?

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ou Project Based Learning (PBL), é uma metodologia que busca auxiliar os professores a vencer os desafios encontrados na gestão educacional tida atualmente.

Nela, são focadas as vivências práticas dos assuntos e matérias, fazendo com que os alunos tenham uma maior participação em seu próprio processo educacional, além de auxiliar na fixação do que está sendo aprendido.

Assim, é possível criar experiências mais vívidas na sala, em que o professor deixa de ser o principal foco de atenção e passa ser um mediador do conhecimento com os alunos: tudo de maneira prática e divertida.

No mercado atual, em que é preciso ser um profissional único e com diversas habilidades desenvolvidas, a ABP vem se tornando uma ótima alternativa para desenvolver adultos que consigam suprir essa demanda.

De maneira geral, os alunos são apresentados a um problema complexo, o que necessitará que eles realizem um trabalho de pesquisa e estruturação para chegar na resposta esperada pelos professores.

Dessa forma, o aprender e o fazer se tornam algo único para o aluno, já que ele, ao pesquisar, coletar e anotar as informações coletadas, conseguirá aprender de maneira ativa e mais rápida.

Qual a importância desse tipo de aprendizagem?

A Aprendizagem Baseada em Projetos pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento dos seus filhos. Um deles é o pensamento crítico, fazendo com que os jovens possam enfrentar desafios complexos  e ter uma melhor visão de mundo.

Outra habilidade desenvolvida pela Aprendizagem Baseada em Projetos é a comunicação oral, uma vez que são feitas diversas atividades em que os alunos precisam se expressar pela voz.

Em diversos empregos, bem como em situações na vida, é necessário saber trabalhar em equipe para se alcançar o êxito. Isso é algo que acaba sendo trabalhado durante as dinâmicas que são feitas.

Além da fala, a escrita também é bastante requisitada, principalmente em e-mails e mensagens nas redes sociais. Dessa forma, a comunicação escrita também é importante e é trabalhada na ABP.

Outro aspecto interessante da ABP é que ela mostra para os alunos, na prática, o processo de se chegar aos resultados esperados. Em modelos mais tradicionais de estudos,  o professor é quem fornece as informações “mastigadas” para os alunos.

Agora, eles poderão ter a autonomia de ir atrás dessas informações através de diferentes meios, e assim,  reunir as informações necessárias para formar a sua base e conseguir responder à questão principal do projeto que está desenvolvendo.

Quais os diferenciais de uma aprendizagem baseada em projetos?

principal diferencial dessa metodologia de aprendizagem é a autonomia oferecida aos alunos. Eles contam com a liberdade de criar, montar, desenvolver e planejar os seus projetos, porém, ainda contando com o suporte e tutoria dos professores.

Dessa forma, os alunos conseguem se envolver de maneira mais ativa na aprendizagem, além de desenvolverem um maior interesse em aprender, já que serão capazes de ver, na prática, esses conhecimentos em ação.

Os alunos acabam se tornando adultos mais organizados, independentes e dedicados. Além disso, eles terão o que é preciso para assumirem cargos de liderança, o que resultará em  ótimas oportunidades profissionais no futuro.

E, quem sabe, eles poderão se tornar ótimos empreendedores, criando projetos que ajudarão diversas pessoas, já que terão o que é preciso para fazer o seu negócio decolar e gerir os seus funcionários.

Outro benefício de investir na ABP é a sua eficiência na diminuição da evasão escolar por desinteresse. Os alunos se sentem mais motivados a estudar quando eles participam ativamente na matéria, e não apenas sentados.

Isso faz com que eles realmente se interessem pela matéria e se esforcem para aprender cada vez mais, além de procurarem se sobressair em casa projeto, se tornando melhores alunos e melhores profissionais no futuro.

Quais os exemplos de metodologias ativas?

Não dá para falar sobre a ABP sem mostrar na prática como ela ocorre, não é mesmo? Basicamente, são diversas atividades que podem ser aplicadas durante as aulas para estimular diversas habilidades nos alunos no plano de aula das  metodologias ativas.

Um exemplo desses métodos de ensino é a realização de um trabalho sobre “como os planetas foram criados?”. Dessa forma, os alunos poderão se dividir em grupos e se organizarem entre si para preparar a sua apresentação e darem sua resposta.

A escola poderá fornecer todo o material necessário para a pesquisa ou decoração do trabalho/projeto, além dos professores auxiliarem na realização do mesmo, seja dando dicas ou validando os dados apresentados pelos jovens.

Eles poderão pesquisar em diversos locais, para conseguirem reunir o máximo de informações possíveis ou até mesmo comparar essas fontes para encontrar a informação mais confiável.

Para facilitar o trabalho, eles poderão dividir essa pergunta em subtópicos, mas que junto, ajudam a responder a questão principal de maneira completa, como “quais são os planetas do sistema solar?”, “quais as diferenças entre eles?”, “como funciona o sistema solar?”, entre outras.

Essa apresentação poderá ser gravada e publicada no site da instituição, o que poderá permitir aos pais conferirem de perto o que seus filhos estão aprendendo, ao mesmo tempo que as crianças poderão ver o seu desempenho durante a apresentação.

É importante que exista essa possibilidade de autoavaliação, além dos comentários feitos pelo professor, pois assim eles poderão avaliar o que podem mudar nos próximos trabalhos para conseguir uma nota melhor.

E então, conseguiu entender mais sobre as atividades baseadas em projetos? Esse é um ótimo meio para preparar os seus filhos para o futuro de maneira ativa, além de estimular o gosto pelo aprendizado!


E que tal conhecer mais sobre essa metodologia ativa de ensino aplicada em um colégio particular em Goiânia? Entre em nosso site e conheça mais sobre a gente!

QUERO VISITAR O SITE!

Tags: Aprendizagem baseada em projetos

Leave a Reply

1 × 4 =