Skip to main content

6 dicas de como escolher um colégio particular em Goiânia

Escolher um colégio para os filhos não é algo fácil, principalmente quando se trata de uma instituição particular, já que além da educação e bem-estar dos filhos, o dinheiro da família também está em jogo.

Neste post, daremos algumas dicas de como escolher um colégio particular de qualidade que ajudará o seu filho não apenas a se desenvolver academicamente, socialmente e pessoalmente, mas também ampliar as suas possibilidades de carreira no futuro.

1. Escolha um colégio que invista na vida esportiva

Seus filhos precisam, além de estudar as matérias regulares, também cuidar da saúde e ter um momento para se distrair e socializar com os demais colegas, já que isso também auxilia no seu desenvolvimento.

Dessa forma, é interessante optar por matricular o seu filho em uma instituição que invista nos esportes, que proponha atividades acadêmicas que podem até mesmo fazer com que eles descubram uma vocação para essa área.

Existem colégios, como o Grupo Integrado, em que os alunos poderão participar de jogos internos e externos, e assim, competir com outras instituições e se dedicar para ser um bom jogador, o que auxilia na sua saúde física e mental.

Outros benefícios da atividade física são: aumento da massa magra, redução da massa gorda, equilibrar os hormônios, melhorar a interação social, evitar vícios, combater a ansiedade, dentre outras vantagens.

2. Avalie se a instituição amplia as oportunidades do seu filho

Um colégio pode ir além de apenas oferecer as matérias da grade curricular, mas também dar opções para que o seu filho tenha uma maior variedade de possibilidades após formado, para conseguir concluir um curso no Ensino Superior ou até mesmo já ingressar no mercado de trabalho.

Uma dessas maneiras é com uma “dupla formação”. Com esse tipo de estudo, os alunos assistem aulas na grade brasileira e de outro país, como a americana. Dessa forma, quando formado, o seu diploma de conclusão do Ensino Médio poderá ser usado nas duas localidades.

Com isso, seu filho poderá prestar vestibulares para instituições americanas, por exemplo, obter um diploma internacional e uma maior qualidade no Ensino Superior, o que fará uma grande diferença no seu currículo.

No colégio Integrado, os alunos têm a chamada “Formação High School”, em que eles recebem aulas tanto na grade brasileira quanto americana, e quando formados, terão um certificado válido em mais de 73 países.

Faça agora mesmo seu tour virtual pelo Colégio Integrado!

3. Descubra se existe o incentivo ao estudo em casa

Por conta do período de pandemia, muitas escolas e colégios investiram em plataformas digitais para a continuação dos estudos em casa, para que os estudantes não percam o ano letivo e possam continuar o seu desenvolvimento acadêmico com suporte dos professores.

Entretanto, mesmo quando tudo voltar ao normal, é importante que as instituições de ensino continuem incentivando a continuação dos estudos em casa, e por isso, é importante que disponibilizem plataformas que permitam isso.

No Colégio Integrado, os alunos podem contar com a plataforma Plurall, na qual os estudantes poderão tirar dúvidas com os professores pela internet, enquanto realizam suas tarefas de casa ou estão estudando, sem ter que esperar o próximo dia de aula para resolver quaisquer questões.  

Isso otimiza o plano de estudos e permite com que eles consigam se organizar  para terem uma rotina em casa, além de contarem com o apoio dos pais e tutores durante a realização das tarefas.

4. Entenda se o colégio permite a iniciação científica do aluno

A iniciação científica é um tipo de pesquisa acadêmica feita por alunos em diversas áreas de conhecimento, para que assim, eles auxiliem a comunidade, bem como toda a humanidade, onde é possível realizar pesquisas mais aprofundadas sobre assuntos importantes, ou até mesmo fazer descobertas.

Apesar de, geralmente, a iniciação científica ser feita por alunos do Ensino Superior, os estudantes do Ensino Médio também podem começar a fazer suas pesquisas, com o apoio dos professores e infraestrutura do colégio.

Dessa forma, no Colégio Integrado, são feitas reuniões quinzenais entre os alunos participantes do projeto e professores da Universidade Federal de Goiás, para auxiliar e orientar nas pesquisas.

Desde 2019, o projeto conta com um grupo de estudos, em que os alunos da Iniciação Científica são convidados a apresentarem banners com os assuntos tratados durante os encontros. 

5. Veja se a escola tem coerência com o discurso e a prática

Algumas instituições de ensino podem ter um lindo discurso na teoria, porém, na prática, as coisas podem ser bem diferentes, fazendo com que seu filho não receba o ensino esperado. 

Por isso, é importante não levar em consideração apenas o que a escola diz sobre a sua metodologia e diferenciais, mas sim, ver na prática como ela lida com os alunos e quais são realmente as atividades que são feitas.

E por buscar essa transparência, o Colégio Integrado permite que os pais realmente se integrem com o dia a dia que os seus filhos terão dentro de suas dependências. É possível, por exemplo, fazer um tour virtual para conhecer melhor o local.

Além disso, também é possível visitar as duas unidades para ver na prática como o colégio funciona, poder tirar dúvidas diretamente com a coordenação do colégio, para trazer maior confiança.

6. Conheça pais de alunos desse colégio

Antes de matricular o seu filho em um colégio particular, é interessante coletar análises feitas por outros pais que tenham seus filhos matriculados nessa instituição. Dessa forma, você poderá ter uma visão mais clara de como funciona o colégio a partir de pessoas que estão igualmente preocupadas com o futuro dos seus filhos.

É possível encontrar esses pais no próprio colégio, já que eles levam e buscam seus filhos, ou pelas redes sociais, já que muitos seguem as redes sociais da instituição  para acompanhar todas as novidades.

Assim, aplicando essas dicas de como escolher um colégio particular em Goiânia para os seus filhos, você terá a certeza de estar escolhendo o melhor ambiente para que eles possam se desenvolver de uma maneira completa.

Quer conhecer mais sobre o Colégio Integrado? Então faça um tour virtual pelas nossas unidades!

Quero fazer um tour virtual!

Tags: Dicas

Leave a Reply

vinte − nove =